Detalhes da vaga
Descrição Resumida:
Executar atividades de manutenção (elétrica e/ou eletrônica e/ou eletromecânica) de baixa/média complexidade, sob supervisão, visando o pleno cumprimento dos programas de manutenção Preventiva e Preditiva, e atendimento as manutenções corretivas, contribuindo para a disponibilidade dos ativos.
Descrição Detalhada:
• Apoiar no atendimento emergencial de ocorrências com impacto operacional nas linhas 1, 2 e 4, com via energizada e tráfego de trens, visando à liberação do tráfego.
• Orientar tecnicamente as equipes de Oficiais de Manutenção II quanto à utilização de instrumentos de medição e à análise preliminar de resultados.
• Utilizar software de gestão de manutenção para apropriação das Ordens de Serviço, possibilitando o registro diário da manutenção dos equipamentos, dos recursos empregados (materiais e mão de obra), do histórico e da permuta de matrícula dos equipamentos.
• Executar desmontagem, limpeza, reparo, reaperto, montagem e teste de componentes elétricos e mecânicos de equipamentos, dispositivos e subconjuntos, garantindo a disponibilidade dos ativos.
• Realizar limpeza das instalações e acessos aos equipamentos, visando garantir a disponibilidade dos ativos.
• Efetuar requisição prévia dos materiais e componentes a serem utilizados nos serviços via sistema de gestão da manutenção (SAP), para restaurar ou manter equipamentos em operação.
• Executar carga e descarga de componentes e equipamentos das viaturas utilizadas pela equipe, a fim de restaurar ou manter equipamentos em operação.
• Executar manutenção preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, nos sistemas de condução automática (PA e ATP), por meio de medições, ajustes, testes e inspeções em módulos eletrônicos, sensores indutivos, antenas emissoras e captoras, painéis de alimentação, codificadores de sinais, relés e caixas de interligação, além da retirada e análise de dados para identificar desvios nos parâmetros, garantindo a condução segura dos trens do MetrôRio, conforme orientações para o elevado Nível de Integridade de Segurança (SIL4) definido pela norma IEC 61508.
• Executar manutenção preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, nos sistemas de intertravamento e circuitos de via, por meio de medições, ajustes, testes e inspeções nos equipamentos instalados na sala de comando geral (cartões eletrônicos, fontes e relés) e na via operacional (circuitos eletrônicos: Captor, Circuito LC, Circuito RLC) e conexões, garantindo a informação do posicionamento dos trens para o intertravamento e para o CCO. Sistema com elevado Nível de Integridade de Segurança (SIL4) definido pela norma IEC 61508.
• Executar manutenção preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, no sistema de comando centralizado, por meio de medições, ajustes, testes e inspeções nos equipamentos (ruptores, fontes, nobreaks, armários de tráfego e tração, supervisório de falhas e controladores lógicos programáveis – CLP, bornes e quadro de alimentação), garantindo os parâmetros especificados e mitigando problemas que impeçam alimentação, comandos remotos e aquisição de alarmes. Sistema com Nível de Integridade de Segurança (SIL3) definido pela norma IEC 61508.
• Testar, ajustar e corrigir componentes e equipamentos eletrônicos, elétricos e eletroeletrônicos, utilizando ferramentas específicas, roteiros, procedimentos de teste e instrumentação, garantindo a preservação dos parâmetros operacionais e o cumprimento das rotinas de manutenção.
• Reparar e/ou substituir equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos, utilizando ferramentas e instrumentação específicas, para restabelecimento dos sistemas de tráfego automatizado.
• Executar rotina diária operando máquinas operatrizes, equipamentos de transporte de cargas e veículos metroferroviários para deslocamento aos locais de manutenção, desde que possua a devida habilitação.
• Participar e observar as recomendações contidas na análise preliminar de riscos, garantindo a segurança do colaborador e dos equipamentos.
• Utilizar os EPI’s inerentes às atividades para garantir a segurança do colaborador e dos equipamentos.
• Manter organizada a documentação técnica, ferramentas e instrumentos de medição e leitura, visando garantir sua conservação.
• Identificar e registrar informações para auxiliar no reparo de unidades rotativas/equipamentos, informando em etiqueta apropriada o sintoma da unidade e sua origem, para envio ao laboratório, possibilitando a manutenção do histórico sobre a unidade/equipamento.