Há mais de 40 anos, o Espro trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. Está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando mais de 900 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz, Formação para o Mundo do Trabalho e Estágio.
A instituição tem como objetivo auxiliar jovens talentos a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
O Espro já encaminhou mais de 430 mil jovens para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho e mais de 1 milhão de atendimentos sociais.
Como entidade filantrópica, o Espro atua ainda em projetos socioassistenciais que colaboram para a inclusão social, alcançando não apenas os jovens participantes, mas também suas famílias e as próprias comunidades onde vivem.
Como entidade certificadora do Programa Jovem Aprendiz, a instituição também assume o papel de mediadora da relação entre esses jovens e as empresas parceiras, facilitando o acesso e a integração à nova realidade.
O Espro realiza suas atividades baseado na crença de que a educação e a assistência social são as bases para a evolução integral do ser humano. Como decorrência, desenvolve um amplo conjunto de iniciativas, visando obter resultados socioeducacionais de qualidade e benefícios em larga escala.
O cumprimento, pelo Espro, de sua missão institucional demanda a atuação de profissionais altamente qualificados e motivados na tarefa de oferecer orientação e suporte a jovens em busca de formação para o mundo do trabalho.
Por isso, a instituição considera os recursos humanos um ativo estratégico, empreendendo esforços para que as equipes tenham à disposição um ambiente respeitoso e motivador, no qual as condições de trabalho sejam inspiradoras do bom desempenho.
Como consequência, são contínuas e permanentes as iniciativas de desenvolvimento dos colaboradores, como forma de prepará-los para os desafios profissionais e de contribuir para a sua formação cidadã. A área de Desenvolvimento Organizacional é a responsável pela coordenação das atividades de capacitação e reciclagem das equipes de todas as unidades, por meio de programas de treinamento (presenciais e a distância), workshops, palestras e eventos.
Manter uma equipe motivada e comprometida com o trabalho realizado é uma prioridade na estratégia de desenvolvimento organizacional do Espro. Por isso, além das ações de aperfeiçoamento das práticas internas, de desenvolvimento profissional e de valorização da contribuição individual e coletiva para o sucesso corporativo, a instituição monitora permanentemente o clima organizacional, como forma de reforçar iniciativas bem-sucedidas e estimular melhorias para o ambiente de trabalho.